g2h

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Colocar vídeos no YouTube agora

Colocar vídeos no YouTube agora, ficou muito mais fácil do que voce imagina. Chamados pela maioria de "fazer upload".
Sendo atualmente o maior site de vídeos da net, Voce poderá utilizar tanto para audiência publica ou mesmo compartilhar só com amigos ou família.
Primeiro voce precisa ter uma conta do YouTube. Se você não tiver, poderá fazer uma de graça. Se já tiver Orkut ou Gmail fica bem fácil, pois poderá usar o mesmo login, que é uma conta do Google! Quase todo mundo tem Gmail ou Orkut, então o passaporte já está liberado.
Acesse br.youtube.com (ou youtube.com mesmo) e clique em Fazer login, que está na parte superior da tela, à direita. No quadro de login digite seu nome de usuário e senha. Se for @gmail.com não precisa colocar o @gmail, coloque só o nome de usuário mesmo. Se for e-mail de outro provedor é necessário colocar inteiro. Pode ser que o YouTube peça algumas informações adicionais, como sua data de nascimento, apenas confirme e finalize. Se você não tiver conta no Gmail ou Orkut, clique no link de cadastro/inscrição, que estará abaixo do campo de login e senha.
Estando logado no YouTube clique no link Enviar vídeos, que fica no topo:

Voce verá a tela com opção de enviar vídeos ou gravar da webcam. Supondo que você quer enviar um arquivo de vídeo (seja baixado ou gravado com sua câmera) clique em Enviar vídeo.

Aparecerá a tela para procurar vídeo no seu computador. Localize a pasta com o vídeo e dê dois cliques nele (ou um clique para selecioná-lo, e outro clique no botão Abrir).

Enquanto o vídeo está sendo carregado você pode editar as informações dele:

O título precisa ser direto e breve, mas é muito importante – normalmente é pelo título que as pessoas verão seu vídeo nas listagens!
A descrição é complementar, pode colocar um texto um texto maior falando do vídeo. Se quiser colocar links clicáveis, coloque o endereço do site com http://, por exemplo: http://decaracomvoce.blogspot.com/. Assim quem ver o vídeo poderá clicar no link, facilitando o acesso à sua página.
As palavras chave (ou "tags") facilitam acharem o seu vídeo e permite que ele seja listado juntos com outros do mesmo tema (sabe aqueles vídeos relacionados? pois é… as tags ajudam). Digite os temas separando-os por vírgulas.
Escolha na lista de categorias a que mais se aproxima do seu vídeo. Existem poucas categorias, nem sempre é fácil, mas você tem que escolher alguma delas.
Se qualquer um puder ver seu vídeo, deixe marcado Público. Ele aparecerá nas buscas do YouTube e poderá aparecer nos relacionados. Ao escolher Não listado, ele não aparecerá nas buscas, mas qualquer um que entrar no link dele poderá ver (aí depende de você divulgar o link). Se não quiser que estranhos vejam seu vídeo, marque Privado, para ficar apenas para amigos, e então você poderá escolher seus contatos que já tenham conta no YouTube.
Cuidado: se não quer que vire público, não coloque na web! Lembre-se da traição de Sorocaba, a mulher colocou só para amigos, mas algum dos "amigos" pegou o vídeo e recarregou como público, então… Na internet a privacidade quaaase não existe :P (se não souber do que se trata a traição de Sorocaba, procure no próprio YouTube!)
Depois de digitar não se esqueça de clicar no botão Salvar alterações!
O YouTube deixa carregar arquivos de até 2 GB, e os vídeos só podem ter 10 minutos (na prática são 10:59, quase 11 minutos, então não se preocupe se passar um pouqinho de 10 mas ficar abaixo de 11 minutos). Se seu vídeo for muito grande será necessário cortá-lo em partes com um programa separado (é um pouco mais complicado, outra hora falamos disso).
Não precisa se preocupar com o formato de arquivo: o YouTube aceita muitos formatos, ele converte automaticamente. Depois de carregado pode levar alguns minutos para que o vídeo esteja no ar – devido a conversão. Não feche a janela do navegador enquanto carrega – nem desconecte da internet até que ele seja finalizado o envio. No entanto, depois de carregado, enquanto o YouTube estiver convertendo, você pode sim fechar.
O link para o vídeo aparecerá abaixo no campo "Opções de compartilhamento" (marcado pelo retângulo azul na imagem de tela mais acima). Basta copiar a URL assim que aparecer ali e divulgá-la!
Se você não pegar o endereço, poderá pegar depois. Faça login no YouTube, leve o mouse para o item que tem o seu nome (perto do link Sair, à direita, no topo da tela) e clique em Meus vídeos.

Por ali você vai poder ver seus vídeos, editar as informações e até mesmo exclui-los do site.
Além de divulgar o link, todo mundo no YouTube tem um "canal", que é uma espécie de "perfil" ou "minisite" com todos os vídeos da pessoa. O canal normalmente é youtube.com/seunome, com o nome de seu usuário. Se você usa um email para logar, o nome do canal deve ter sido definido na primeira vez que usou o site.
Com certeza voce achou fácil demais, mais não esqueça se você tiver um vídeo interessante mesmo mande com um descrição que colocaremos no Vídeos Maneiros Blogspot http://videosmaneiro.blogspot.com/, é só mandar pelo email eliotu@estrelar13.com , agora divirta-se.


9 comentários:

Postagens populares